Como integrar o ERP com a Shein
O que é a integração com a Shein
A integração com a Shein, desenvolvida pelo ERP, que possui recursos de importação individual de pedidos e envio de notas fiscais.
Para uma melhor experiência no ERP, recomendamos que você comece realizando as configurações necessárias em sua conta. Em seguida, configure a integração com a Shein e, por fim, importe os pedidos de venda.
Recursos disponíveis
| Receber produtos | ✓ |
| Receber pedidos | ✓ |
| Enviar produtos | ✓ |
| Enviar estoque | ✓ |
| Enviar preços | ✓ |
| Sincronizar situação apenas sincronização automática | ✓ |
| OMS | ✓ |
Como instalar a integração passo a passo
- Para instalar, acesse menu > início > Integrações.
- Clique em adicionar integração, busque por Shein e clique em instalar.
- No campo Nome da integração no ERP, informe o nome desejado.
- Na seção Autenticação, clique em conectar com Shein.
- Informe a open key ID e a secret key. Estas informações são disponibilizadas pela Shein.
- Clique em testar configurações para validar as credenciais de login.
Como configurar a Shein no ERP
Acesse o artigo Como configurar uma integração para saber mais sobre a configuração. Para verificar as especificidades da configuração da Shein, clique na seta abaixo:
Como definir os campos necessários
Sincronização de pedidos
- Sincronização automática dos pedidos: habilite essa opção para utilizar o recurso de OMS na integração com seu e-commerce. Saiba mais sobre o recurso em OMS.
- Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos: habilite essa opção para que o nome do cliente, ao importar os pedidos, seja formatado com as iniciais maiúsculas em seu nome e sobrenome.
-
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos: com esse parâmetro habilitado, o endereço do cliente será preenchido no ERP ao importar os pedidos:
- Não: o endereço do cliente permanecerá incompleto, caso esteja incompleto na plataforma.
- Apenas se bairro não está informado: se o campo bairro no pedido de venda não estiver preenchido, o ERP irá completar o endereço do cliente.
- Sempre: o CEP sempre será validado junto ao Correios para preenchimento do endereço do cliente. Os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce serão ignorados.
Configurações adicionais
- Forma de informação da cotação do dólar: marque a forma que a cotação do dólar será obtida para utilização na integração: API do Banco Central, para obtenção do último valor disponibilizado, ou manual, para que você informe manualmente a cotação a utilizar.
- Cotação monetária do dólar: campo para informar o valor da cotação do dólar a ser utilizada. Se você marcou API do Banco Central, clique em atualizar cotação do dólar para obter o último valor disponibilizado pela API do banco. Caso contrário, informe manualmente o valor.
-
Intermediador: necessário adicionar o intermediador Shein.
- No campo Nome preencha: Shein;
- No campo CNPJ do intermediador preencha o CNPJ da Shein: 45.814.425/0001-72.
- Justificativa para atualização de preços: marque o motivo pelo qual os preços vão ser atualizados na plataforma. Esta informação se faz necessária por solicitação do parceiro.
Na aba estoque, defina as regras de estoque da integração:
- Atualizar estoque na loja virtual a partir do ERP: selecione uma das opções disponíveis para atualização do estoque: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque).
Atenção: a opção não atualizar, enviar saldo físico é recomendada em três cenários:
- Clientes que estão apenas testando o sistema.
- Clientes em processo de migração e/ou implementação do ERP na operação.
- Clientes que utilizam outro sistema que controla o estoque no canal e não querem que o ERP da Olist seja o gerenciador do estoque.
Esta orientação evita que o ERP da Olist atualize os estoques indevidamente no canal de venda. Utilize as opções enviar saldo físico ou enviar saldo disponível assim que o ERP da Olist estiver configurado e pronto para operar.
-
Depósito a ser considerado na integração: escolha qual será o depósito padrão para as ações: importar pedido, importar produtos e enviar estoque.
- O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada.
- Estoque de segurança: informe a quantidade de estoque de segurança para que, quando seu estoque atingir este número, a quantidade enviada para a plataforma seja zero.
Observação: produtos sob encomenda não estão abrangidos por este parâmetro.
Na aba dados fiscais, selecione a natureza de operação para venda nesta integração. A natureza selecionada será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no ERP e no momento em que gerar a nota fiscal através do pedido importado.
Dica: você pode habilitar ou desabilitar o campo definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Ao habilitar, você poderá selecionar uma natureza de operação específica para quando o ERP identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte.
Caso precise configurar uma nova natureza, acesse a ajuda natureza de operação e inclua uma conforme seu regime tributário e orientações contábeis.
Na aba situações, é possível relacionar a situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no ERP, assim como o fluxo da sequência das situações no ERP.
Adicione as situações presentes no e-commerce clicando em adicionar situações padrão. Para novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação.
Para alterar a situação de um pedido para uma anterior à atual, habilite o campo permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações. Exemplo: um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando envio.
Dica: recomendamos deixar essa opção desativada.
Importante: ao importar um pedido de venda do e-commerce para o ERP, ele assume a situação configurada. Caso não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto.
Na aba formas de recebimento, é possível definir a forma de recebimento utilizada sempre que o pedido for importado do e-commerce, habilitando o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos.
No campo forma de recebimento padrão, selecione a forma que será utilizada para os pedidos importados.
Ao adicionar as formas de recebimento padrão, o ERP busca as opções já configuradas em sua conta. Para saber como cadastrar, acesse Formas de recebimento.
Não esqueça de salvar as configurações.
Como usar o ERP a Shein
Acesse o artigo Como usar uma integração no dia a dia para saber mais sobre o uso e descobrir como aproveitar ao máximo a integração.
Especificidades no uso da integração
Como receber produtos da Shein através de planilha
Por este método, os produtos anunciados na Shein devem estar previamente cadastrados no ERP. Após o cadastro manual, você pode exportar a planilha de anúncios da plataforma e importá-la no ERP para relacionar os anúncios aos produtos existentes.
- No painel da Shein, acesse produto > meu produto > listagem.
- Marque os produtos para exportação e clique em exportar.

Importante:
- Os anúncios importados serão mapeados entre o ERP e a plataforma através do SKU do produto no ERP e do campo SKU do Vendedor (preenchido manualmente na plataforma).
- Ambos os campos devem ser exatamente iguais para que o relacionamento ocorra corretamente.
- O SKU do vendedor da Shein é utilizado como identificador do anúncio no ERP.
Como receber pedidos da Shein Fulfillment
Atualmente, os pedidos da Shein Fulfillment podem ser importados para o ERP apenas de forma manual e individual, devido a limitações da API da plataforma.
Passo a passo para importação:
- Acesse menu > vendas > pedidos de venda.
- Clique em mais ações > importar pedidos do e-commerce.
- No campo Plataforma, selecione a integração da Shein no ERP.
- No campo Número do Pedido, informe o número correspondente na Shein.
- Clique em buscar para efetuar a importação dos dados.